O Gungaporanga foi idealizado por uma família apaixonada pelo meio ambiente e dedicada a buscar sempre novas formas de agregar à preservação da natureza em seu estilo de vida. Desde a fundação do hotel, anualmente a empresa busca aplicar novas formas de ações que visam uma convivência mais respeitosa entre os humanos e o habitat.

A Booking.com, anunciou no final do ano de 2021 o selo ‘Viagem Sustentável’, cujo objetivo é fornecer informações importantes para todos os viajantes que procuram manter o cuidado com o meio ambiente em seus destinos. O selo está disponível para todas as propriedades que implementaram um conjunto de práticas sustentáveis e que cumprem o requisito mínimo de impacto para o destino em que estão. O Gungaporanga se orgulha em fazer parte do grupo de hotéis que conquistaram esse selo.

 

Separamos algumas das ações do hotel para o cuidado com o meio ambiente. Confira abaixo:

USINA FOTOVOLTAICA

Em 2022, o Gungaporanga colocou em funcionamento sua primeira usina fotovoltaica, ou usina solar, que consiste em uma grande central geradora elétrica que utiliza milhares de placas fotovoltaicas ou outras tecnologias para, de forma direta ou indireta, transformar a luz do sol em eletricidade e enviá-la aos centros urbanos por meio de linhas de transmissão.

Entre os seus benefícios,  a produção de energia elétrica através de um recurso renovável, a luz solar, e então ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, além de evitar o desmatamento e acidentes com barragens.

HORTA HIDROPÔNICA

O hotel dispõe de uma horta hidropônica desde 2018, onde cultiva hortaliças e legumes para utilização na cozinha e para consumo dos hóspedes. A hidroponia possui entre seus benefícios o combate as mudanças climáticas um uso mais racional da água.

Em 2022 a horta está em processo de renovação para ampliação de sua capacidade de produção e da adição de novos cultivos e estará aberta para visitação dos clientes em breve.

CONSCIENTIZAÇÃO DE CLIENTES E COLABORADORES

Nos último anos o Gungaporanga tem adotado hábitos mais sustentáveis para o meio ambiente, porém, a participação de clientes e colaboradores é fundamental. Dentre as ações para os nossos clientes está a troca de enxovais a partir da terceira diária, reduzindo o volume de água e produtos para a lavagem, economizando energia e diminuindo a possibilidade de contaminação do ambiente.

A inclusão de sensores de presença para acendimento automático de luzes e ar-condicionado e a utilização de um serviço 100% a lá carte com a intenção de evitar desperdício de alimentos, completam algumas das ações adotadas.

O Gungaporanga zela por uma constante evolução de seus serviços para uma dinâmica sustentável entre os seres humanos e o meio ambiente.