As infinitas combinações de sabores fazem da comida nordestina um episódio especial para quem visita a região. Em Alagoas, os mares e lagoas, além da cultura e identidade dos índios e negros, exercem deliciosa influência sobre nossos pratos. Tudo é repleto de sabores, aromas e muita personalidade. Aqui, o prazer de um bom cardápio deixa o passeio às terras caetés ainda mais inesquecível.

Reconhecido em todo o mundo pelo litoral, em Alagoas é possível experimentar uma tradicional peixada, com verduras, legumes e ovos cozidos e acompanhadas de um saboroso pirão com coco. Humm… é pra comer rezando! Das nossas águas doces, siri, camarão e o alagoaníssimo sururu de capote, uma iguaria local, que vive nas lagoas, dentro de pequenas conchas. A simplicidade dos ingredientes, como tomate, coco e cheiro verde, escondem os segredos do alimento, que vão desde da limpeza pelas habilidosas marisqueiras até o preparo do alimento, que fazem do molusco um dos nossos pratos que mais carregam o DNA local.

Cane de sol com queijo coalho

Carne de sol com queijo coalho do Gungaporanga Hotel

Os clássicos da culinária nordestina, como macaxeira, cuscuz, carne de sol, charque e tapiocas têm lugar garantido. O escondidinho de carne do sol desfiada com creme de macaxeira e gratinado com queijo coalho e parmesão e as tapiocas recheadas com uma infinidade de recheios, entre doces e salgados são dois dos queridinhos do Nordeste. Em alguns lugares o prato ganham uma versão a cara do estado, com camarão substituindo a  carne. Irresistível!

Para os os admiradores da culinária gourmet, sentar à mesa também é um deleite. Quase todos os pratos ganham uma versão mais sofisticada com um toque dos chefs da terra. Acompanhando alimentos já consagrados na culinária de todo o mundo, como massas e risotos, nossos peixes e crustáceos são reinventado e conquistam o paladar até dos mais exigentes.

Frutos do mar

Frutos do mar do Gungaporanga Hotel

Em Alagoas, os apaixonados por doce, têm um gran finale à mesa, com os singulares doces de frutas típicas do Nordeste, como caju, banana e coco, matéria prima das cocadas – doce à base de coco ralado e calda de açúcar – , herança dos quilombolas. E se você quiser revisitar os clássicos, que tal experimentar o francês com um sorvete de tapioca? Tudo irresistível!

Torta de maçã

Torta de maçã com sorvete de creme, mel e farofinha de castanhas