O pudim de leite é um clássico da confeitaria brasileira que não pode faltar por ser escolha unânime entre os paladares. A única polêmica que envolve a sobremesa é: com furinhos ou sem furinhos? Não importa quem ganha essa escolha, pois não há quem resista aquela calda brilhosa com o doce de textura lisinha e que finaliza perfeitamente qualquer refeição.

Só de imaginar, já é possível sentir a boca cheia de água. Quem já provou o pudim de leite do Gungaporanga ou as delícias de seu restaurante entende muito bem do que estamos falando e quem ainda não teve o privilégio de provar, pode fazê-lo em casa, assim como a casquinha de siri.

Como fazer o pudim de leite do Gungaporanga

A receita servida no hotel é individual, o que torna o preparo mais prático e os ingredientes são super fáceis de encontrar, com certeza você tem eles em sua dispensa, veja: ovo, leite condensado, essência de baunilha, leite, açúcar e água.

 

Porém, o “pulo do gato” é a decoração que acompanha o doce. Mas, antes de explicar o preparo, queremos destacar que todo o cardápio do Gungaporanga foi elaborado na vista do hotel. Então, a rendinha que vem em cima do pudim de leite, nada mais é que uma homenagem aos corais que envolve parte da praia da Barra de São Miguel. Bem poético, não é?!

Para o preparo não tem mistério. Acima, trouxemos os ingredientes e suas quantidades e abaixo vamos mostrar o preparo por etapas:

Preparo da calda

Coloque na panela o açúcar em fogo baixo e deixe derreter a seco. Depois que o açúcar estiver derretido, vá acrescentando a água quente aos poucos e misture delicadamente. Deixe a calda engrossar por cerca de 5 minutos, até que comece a borbulhar. Retire do fogo, coloque na forma própria de pudim e reserve.

Preparo do pudim de leite

Bata no liquidificador os ovos por cerca de 2 minutos, para tirar o cheiro forte dele. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe bater por mais 5 minutos. Coloque a mistura na forma já com a calda e leve ao forno em banho-maria a 180°C, por cerca de 40 minutos.

Preparo da decoração

Basta aquecer uma frigideira e adicionar uma misturinha de óleo, água e farinha de trigo. Assim que se formar uma crosta, espere esfriar e quebre no tamanho que desejar.

Após retirar o pudim do forno, espere esfriar um pouco e leve à geladeira. Deixe gelar por aproximadamente 2 horas. Em seguida desenforme, arrume a decoração e aprecie sem moderação. Se você gostou da receita e preparou em sua casa, publique em seu Instagram marcando a gente: @gungaporangahotel ou use a hashtag #SaboresGungaporanga