Os impactos do covid-19 ressignificaram valores e hábitos de sociedade, inclusive acelerando tendências de mercado, forçando alguns estabelecimentos a ter a tecnologia como aliada, estimulando a busca por sustentabilidade e uma cobrança para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.

Mais do que nunca se fala em vida minimalista. E a expectativa por mais experiências é o que vai potencializar o crescimento do segmento de travel, que engloba protocolos em viagens, lazer, restaurantes, hotelaria e profissionais envolvidos indiretamente com o turismo.

A pandemia ainda não acabou, mas já enxergamos as transformações provocadas pelo covid-19 no mundo inteiro quando se fala sobre viagens e turismo. As pessoas ainda querem e vão viajar de férias. Muitos já optaram por viajar de carro para regiões próximas e por isso, os executivos da indústria do turismo acreditam que as viagens, ainda que de curta duração, vão voltar a acontecer antes do final do ano.

Um exemplo claro é a “primavera europeia”, onde foi possível enxergar uma alta procura para países como a Grécia, além da reabertura de hotéis e comércios que fomentam o turismo nos territórios francês, suíço e espanhol. E muitas das tendências aplicadas para esse novo normal, passou a embasar a hotelaria brasileira.

Impactos do Covid-19: novo normal em Alagoas

Desde os primeiros casos do coronavírus em Alagoas, o governo estabeleceu o fechamento de diversos estabelecimentos até que pudessem garantir um ambiente seguro e que seguissem os protocolo Sanitário e de Distanciamento Social Controlado, com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para prevenção da covid-19.

Destino Alagoas

Muitas das companhias aéreas brasileiras voltaram as suas atividades em junho e ao longo do mês foram aumentando as operações. Atualmente para Alagoas, apenas as cias aéreas Gol e Latam operam para a capital alagoana, um voo por dia com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo.

A partir do dia 06 de julho a Azul começa suas operações com um voo diário com destino a Recife. No total, serão nove voos diários com chegadas e partidas nos três períodos: manhã, tarde e noite.

Ainda no início do mês, a partir do dia 8 de julho, a Gol  disponibilizará cinco operações em Maceió, com destino a Brasília, Aracaju, Rio de Janeiro e dois voos para Guarulhos, sendo um direto e um com escala em Aracaju. Já a Latam, ampliará suas suas operações a partir do dia 1º de julho com três voos diários com destino a Guarulhos.

E não podemos esquecer que o uso de máscara é obrigatório durante todo o voo.

Hotelaria

Novos hábitos e práticas foram adaptados para atender aos hóspedes. Hotéis do mundo todo estabeleceram novos procedimentos de check in e check out online, além de higienização de bagagens, uso de EPI para funcionários do hotel, além da manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, por exemplo. Adaptações no serviço de alimentação, como café da manhã, também foram feitas.

Estamos funcionando de forma restrita e seguindo todas as recomendações. A nossa expectativa é continuar mantendo nossos colaboradores e clientes em segurança. Sem destoar do modelo mundial em: repensar os hábitos de consumo; redução da aglomeração; novos modelos de negócios de alimentação.

Restaurantes

Por enquanto os restaurantes ainda não possuem data para a reabertura, mas sabemos que as mudanças também serão significativas, visando a segurança de todos. Higienização frequente de cadeiras e mesas, uso de EPI pelos colaboradores, menor capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de 1,5m (um metro e meio) entre as cadeiras ou 2m (dois metros) entre as mesas são algumas das formas de evitar aglomeração e dividir espaços públicos.

As mudanças vão muito além de travel, a nova normalidade engloba também outros setores. Mas na indústria de turismo podemos antecipar que viagens regionais e para lugares mais reservados serão a prioridade pós-pandemia.

Viajar é trocar a roupa da alma e proporciona inúmeros benefícios ao corpo e mente. Muitos já voltaram a desenvolver a atividade, mas o importante é se adaptar para que todos sintam-se confortáveis e seguros.