Caipirinha é um dos drinks brasileiros mais famoso no mundo inteiro. Não há quem resista a mistura de limão, açúcar e cachaça de boa qualidade, principalmente quando a bebida compõe um visual lindíssimo à beira da piscina.

Além de refrescante, a bebida harmoniza com diversas ocasiões e até mesmo pratos principais como feijoada e churrasco. Outra mistura perfeita é um final de tarde ou uma roda de amigos na praia da Barra de São Miguel.

O limão é praxe, mas aqui no Nordeste, há inúmeras variações de frutas tropicais e regionais que fazem misturas inusitadas e saborosas. Dentre as principais, maracujá,  seriguela, caju, abacaxi e até mesmo a combinação de  duas ou mais frutas.

Drinks Brasileiros: criatividade acima de tudo!

Os drinks brasileiros, ou pelo menos a maioria, são variações de bebidas clássicas com a adaptação para o que temos de mais famoso no mundo a fora: a cachaça. A criatividade deu brasilidade aos drinks mais famosos do mundo. O toque especial vai de cada barman ou barwoman que utiliza iguarias nordestinas para criar sabores inesquecíveis. Então, pega o seu drink, um bom petisco e acompanha a nossa leitura.

 

Cuidados com a mulher

Cachaça com limão (e as vezes mel)

Pinga com limão é uma bebida muito brasileira e comum em todos os botecos. Para alguns paladares, a mistura com mel torna-se mais saborosa por deixar o sabor doce equilibrado com o cítrico do limão. No Gungaporanga, você pode experimentar essa iguaria de duas formas: com a cachaça alagoana Caraçuípe Prata, limão e mel de abelha típico da região ou com a bebida mista “Escorrega Mel e Limão” também do Engenho Caraçuípe.

Samba

Lembra quando citamos que muitos drinks brasileiros são adaptações de drinks famosos ao redor do mundo? Um exemplo clássico é o Samba, que é uma adaptação do “Cuba Libre”. A cachaça entra em cena, substituindo o rum. Além disso, algumas regiões trocam o refrigerante de cola por outros sabores. Gelo para refrescar e o limão para decorar também é essencial.

Hi Fi

Quem é um apreciador do bom samba brasileiro, sabe que Adoniran Barbosa e Cartola eram apreciadores desse drink. Em sua composição original, vai uma dose de vodca, refrigerante de laranja e bastante gelo era a pedida favorita dos músicos. Para alguns paladares, a vodca desaparece no cenário, entrando como protagonista a cachaça e muitas vezes sendo confundida com o samba.

Drink extra: Espanhola

Em terras europeias a sangria é uma excelente pedida, principalmente em dias mais quentes. E no Brasil, a versão leva frutas como abacaxi e laranja, além do vinho tinto, açúcar (à gosto) e creme de leite. Essa misturinha não leva cachaça, mas é uma das variações favoritas dos brasileiros que visitam as praias do Nordeste.

Para encerrar, vamos reforçar o quão importante é se manter hidratado em dias de “tomar bons drinks”, por isso, intercale sempre uma dose ou outra com água de coco. Além de ser um hidratante natural de muita eficiência, a bebida vai ajudar a manter os sais minerais do corpo. Uma outra variável de bebida não-alcoólica que combina com o calor do nordeste é o suco de abacaxi com hortelã, que também é uma excelente fonte de hidratação.