Você com certeza já ouviu falar na técnica da meditação. Milenar, o método ajuda no relaxamento e também alivia a sobrecarga do dia a dia. Para quem convive com a rotina de dias agitados, o estresse e a ansiedade são sintomas quase que familiares.

Se você está procurando desacelerar e relaxar, a meditação é uma ótima opção para te ajudar nesse processo. Meditar é pensar com grande concentração de espírito.

Como fazer

Para praticar a técnica, é importante escolher um ambiente tranquilo, longe de crianças, barulho, preocupações ou qualquer outro fator que desvie sua atenção.

Coloque um colchonete, ou algo do tipo, no chão, sente-se e feche os olhos. Controle sua respiração e mantenha a calma. Inspire profundamente pelo nariz, de forma que você sinta a musculatura do abdômen, e aos poucos e de maneira lenta solte o ar pela boca. Enquanto você libera ar seus músculos também devem relaxar, logo seu corpo começará a ficar mais leve.

Repita esse processo por várias vezes, até que se sinta melhor. Durante a meditação, procure pensar nos acontecimentos da sua vida, mas sem se prender a eles negativamente. Apenas pense e deixe que o tempo os leve. Foque no presente e nos planos para o futuro, controlando sua ansiedade.

Gungaporanga | Benefícios da meditação

Selecionamos alguns benefícios que a técnica proporciona. Confira:

Físicos

  • Controle da pressão: a circulação passa a ficar regulada e a pressão controlada, pois o nível de estresse e ansiedade vão diminuindo gradativamente;
  • Diminuição de dores de cabeça: com a circulação regulada, esse problema logo será solucionado;
  • Diminuição das tensões musculares: com o corpo relaxado, os músculos descontraem e as dores vão diminuindo aos poucos;
  • Melhora do sistema imunológico: sua imunidade aumenta e doenças como gripes e resfriados serão cada vez mais raras;
  • Aumenta o bom humor: com a saúde em dia, nível de humor aumenta devido à liberação de serotonina

Mentais

  • Boa memória: com a meditação você estimula o cérebro e sua memória aumenta consideravelmente;
  • Diminuição da ansiedade: a taxa de ansiedade diminui e você passa a se sentir ainda melhor;
  • Diminuição do estresse: o estresse será aliviado, mas para que dê resultado é necessário meditar sempre. Se você se sentir muito estressado, aumente o tempo de meditação;
  • Equilíbrio de emoções: Com a ansiedade e o estresse controlados, suas emoções estarão ainda mais em equilíbrio. Tomar decisões será algo natural e não desagradável;
  • Prevenção de estresse futuro: Com as taxas diminuídas, consequentemente você não terá estresse no futuro. Para isso, é fundamental manter uma frequência nas meditações.

Gungaporanga | Meditação

Nossa dica para te ajudar na meditação é o site e aplicativo Headspace. A ferramenta funciona como um personal trainer da mente. As “aulas” são gratuitas, duram apenas 10 minutos e podem ser acessadas no computador, tablet, celular e até offline. A plataforma é em inglês, mas bastante intuitiva e pode ser utilizada facilmente mesmo por quem não tem vasto conhecimento do idioma.

Aqui no Gungaporanga temos vários espaços que te proporcionarão uma excelente meditação. Venha experimentar momentos de pura paz!