O lugar ao qual pertencemos diz muito sobre a gente. Muito mais do que imaginamos: a cultura, a gastronomia, o sotaque, as referências… A identidade e a sensação de pertencimento fazem todo sentido quando a gente pensa que somos o resultado de muitas influência, não dá para fugir! Em outubro, é celebrado o Dia do Nordestino e o orgulho de viver nessa terra fica ainda mais evidente!
O Nordeste é super conhecido pelas suas belezas naturais, povo acolhedor e culinária com muitos sabores. Vamos conhecer nossa região e aproveitar todas as delícias e belezas daqui?! Selecionamos 4 motivos – e olhe que tem muito mais! – para você decidir qual o seu próximo destino de viagem, já que como diz um bom nordestino: aqui é arretado!

Dia do Nordestino: descubra os motivos para se encantar

Dia do Nordestino

A data homenageia toda a nossa diversidade cultural que são traços super importantes do povo nordestino, mas também do país inteiro. É mais uma data para se orgulhar e relembrar os motivos da região ser tão procurada para viagens, afinal, os destinos são imperdíveis todas as épocas do ano! Vamos conferir!

Litoral sem igual

Um dos principais motivos para vir ao Nordeste são as praias! Os nove estados são brindados com belas praias e um verão que é convite para descansar e curtir. Aqui, em Alagoas, de Norte a Sul é possível se encantar com praias famosas como Maragogi, a Praia do Francês, São Miguel dos Milagres, mas também praias urbanas e locais quase intocáveis.
O litoral da Bahia e Pernambuco também são bastante festejados e procurados pelos turistas. Ilhéus e a charmosa Caraíva, em Porto Seguro, no litoral sul baiano, são dois exemplos. No nosso vizinho, Porto de Galinhas é uma das queridinhas, aliando estrutura e beleza.

Gastronomia e experiência

Comer bem é outra característica marcante do Nordeste! Quem nunca pensou em se deliciar com uma peixada ou sururu alagoano, ou os suspiros e cocadas da Massagueira, comunidade às margens da lagoa, rumo ao Litoral Sul do estado?! Na Bahia, os temperos e sabores da culinária afro são inesquecíveis, assim como o Bolo de Rolo pernambucano, uma deliciosa combinação de massa de pão de ló com doce de goiaba.
Mas, além da culinária regional, bem volta para os peixes e frutos do mar, em toda a região é possível encontrar culinária do mundo inteiro, além de ótimos restaurantes com menu autoral de cozinha internacional. Impossível resistir – inclusive, vale deixar a dieta pra depois! 

Gente que adora gente

O Dia do Nordestino também relembra um dos patrimônios da região, da Bahia ao Maranhão: o povo! Não é à toa que o nordestino é conhecido como um dos povos mais acolhedores, simpáticos e alegres do país. Quem chega, independentemente, do destino, se depara com uma felicidade muito particular: do litoral ao sertão!
É comum encontrar gente alegre por receber, compartilhar experiências, indicar lugares e dicas da cidade. Uma boa maneira de sentir a energia do povo do Nordeste é participando das celebrações, festas, o Carnaval, por exemplo, é uma ótima forma de sentir a vibração das cidades durante a folia ou o descanso para quem preferir.  

Cultura e memória

A parte cultural e folclórica do Nordeste enche os olhos de quem chega! Arte, cultura e cores. O Guerreiro de Alagoas, o Bumba Meu Boi, do Maranhão, o frevo, em Pernambuco, toda a cultura afro da Bahia e muito mais, ajudam a contar a história da região e formam o caldeirão cultural que é o Brasil.
Quem visita Alagoas, por exemplo, além das manifestações culturais poderá conhecer o filé, um bordado típico do estado, que tem seu ponto alto no Pontal da Barra, onde as rendeiras expõem seus trabalhos, além de artesanato em diversas cidades e lugares que são patrimônio cultural brasileiro, como a Serra da Barriga, em União dos Palmares.    
E agora, pronto para vir celebrar o Dia do Nordestino e o Nordeste o ano inteiro? Argumentos não faltam para exaltar e vir experimentar tudo de bom da nossa região, o que a gente te apresentou aqui é apenas o começo! Que tal começar a escolher um lugar para ficar e aproveitar, no aconchego daqui, as coisas importantes da vida?! Assim, tudo parece que vale a pena!