Desacelerar é preciso e o calendário 2022 está recheado de oportunidades para quem deseja mais contato com a natureza, deixando para trás toda a correria que é natural dos últimos meses do ano.

Há quem já esteja aproveitando a temporada de férias e quem já está contando os dias para o próximo feriado e se desconectar do trabalho e obrigações cotidianas. independente do grupo, vir para Alagoas, especialmente na Barra de São Miguel, destino ideal para todos os perfis de viajantes.

Calendário 2022: feriados e pontos facultativos

Ao todo, são 11 feriados nacionais decretados oficialmente, além de 3 datas que são consideradas pontos facultativos, ou seja, o expediente é opcional nas empresas privadas.

Feriado Data
Dia Mundial da Paz e Confraternização Universal 1 de janeiro (sábado)
Carnaval 1 de março (terça-feira)
Paixão de Cristo 15 de abril (sexta-feira)
Tiradentes 21 de abril (quinta-feira)
Dia do Trabalho 01 de maio (domingo)
Corpus Christi 16 de junho (quinta-feira)
Independência 7 de setembro (quarta-feira)
Nossa Senhora Aparecida 12 de outubro (quarta-feira)
Finados 2 de novembro (quarta-feira)
Proclamação da República 15 de novembro (terça-feira)
Natal 25 de dezembro (domingo)

Nenhuma das datas serão feriadão, mas dá para negociar com seu empregador alguns dias e trabalhar no formato room office, principalmente no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes e Corpus Cristi, no dia 16 de junho, ambos serão numa quinta-feira, possibilitando uma “emenda” com a sexta. No segundo semestre, é possível ter mais um long stay com de lazer e trabalho no feriado de 15 de novembro, que será numa terça-feira.

Pontos Facultativos

Vale ressaltar que nos pontos facultativos, servidores públicos não costumam dar expediente, enquanto funcionários do setor privado precisam avaliar a política da empresa ou negociar com a liderança um trabalho remoto, caso esteja em viagem. Abaixo trouxemos alguns dos pontos facultativos mais comuns:

28 de fevereiro, segunda-feira – carnaval

2 de março, quarta-feira de cinzas (até as 14 horas)

28 de outubro, sexta-feira – Dia do Servidor Público

Feriados Estaduais e Municipais

Os feriados estaduais e municipais também rendem ótimas viagens. E dá para aproveitar as bem as datas, em Alagoas, por exemplo, dia 24 de junho é feriado estadual de São João e cai numa sexta-feira possibilitando fazer uma viagem dentro do próprio estado para renovar as energias.

Como canta a música global “hoje é um novo tempo, de um novo dia que começou” e com a chegada deste novo ano, já é possível programar os feriados do calendário 2022 para cair na estrada ou embarcar no primeiro avião com destino à Alagoas e desfrutar de dias incríveis na Barra de São Miguel.