Alagoas de Norte a Sul tem cada lugar lindo. Não importa como você chega ao “Caribe Brasileiro”, mas o que você não pode deixar de vivenciar por aqui vai muito além de paisagens, é uma imersão de atividades para todas as idades.

Foi difícil escolher apenas 4 lugares para detalhar Alagoas de Norte a Sul e, com isso fazer você se encantar por aqui, afinal o poeta e cantor alagoano Eliezer Seton, já falava “não há quem não morra de amores por meu lugar”.

Alagoas de Norte a Sul por onde começar?

Essa dúvida é uma das principais e depende muito de seu ponto de partida, quem chega por Pernambuco, por exemplo, inicia a sua expedição pelo “lado Norte” e já que vem por Sergipe, pode começar pela parte do Sul.

Quem se encontra em Maceió, pode dividir a viagem em dois momentos. A única garantia que te damos é você não vai se arrepender! Afinal, Alagoas de Norte a Sul é linda demais.

Barra de São Miguel vista do alto. Foto: Márcio no Mundo

Litoral Sul: Exuberância da Barra de São Miguel

Conhecido como o paraíso dos alagoanos, a cidade balneária contempla tudo que você busca numa viagem: praia linda, mar tranquilo e cristalino, vida noturna, Beach Club, variedade gastronômica e muita beleza natural.

Através do alto das falésias, do barco, da Vila Palatéia ou por sua areia clara não tem como não guardar as mais belas fotografias da viagem ou passeio.

Não deixe de esticar o dia, seja de buggy ou barco, até a Praia do Gunga e contemplar o “oceano” verde de coqueiros do alto do mirante.

Litoral Norte: Revigorar as energias nas Galés de Maragogi

Galés é a denominação que dá-se às piscinas naturais formadas por recifes de corais, no período da maré baixa. Daí você já consegue imaginar o tanto de vida marinha é possível encontrar!

Galés de Maragogi: lugar ideal para apreciar a vida marinha. Foto: Autor desconhecido.

Para fazer a visitação é preciso contratar um serviço náutico, seja barco ou catamarã. Mas, é preciso fazer uma programação levando em consideração os fenômenos da natureza, a exemplo da tábua da maré, assim como a fase da lua.

Lembre-se: quanto mais abaixo de 0.0 tiver a maré, melhor será o passeio.

Litoral Sul: A água doce do São Francisco direto para o mar

O Rio São Francisco “corta” diversas cidades alagoanas, beneficiando inúmeros moradores de áreas ribeirinhas. Mas destacamos, em particular, uma das regiões mais belas: a foz, na cidade de Piaçabuçu, onde ocorre o encontro do rio com o mar e que já foi cenário do filme “Deus é Brasileiro”.

É a perfeita junção de Alagoas de Norte a Sul. E a prova perfeita de que não precisa de muito para viver as mais belas experiências, afinal, parte da história aconteceu por lá e pode ser contada pela comunidade quilombola Ilha Pixaim e o artesanato local.

Para ver o belíssimo encontro do rio com o mar, se faz necessário contratar o passeio de barco. Mas não deixe de fazer umas fotos incríveis nos cenários históricos da cidade.

Litoral Norte: Santuário sagrado do peixe-boi em Tatuamunha

Encerrando este ciclo de 4 destinos em Alagoas de Norte a Sul, encerramos com mais um encontro na foz. Desta vez, do Rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, na Rota Ecológica dos Milagres.

Aqui é possível ter um encontro com um dos mamíferos mais dóceis do reino animal e ameaçado de extinção: o peixe-boi. Para isso, é preciso fazer agendamento prévio através da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais.

Vale destacar que o serviço funciona diariamente e possui um limite de visitação de 70 pessoas por dia.

Atrativos em Alagoas de Norte a Sul não faltam e cada volta ao paraíso das águas é diferente e repleta de novas experiências. Entre elas um day use esperando por você no Gungaporanga.