Diante do cenário atípico, seria um merecimento de 2020 uma retrospectiva em 5 lições? Sim, definitivamente relembrar o que vivenciamos é a forma de encarar com mais calmaria e leveza esses tempos difíceis em que o mundo inteiro pisou no freio por causa do coronavírus. Definitivamente o ano marcou muitas vidas e, como toda dificuldade, devemos enxugar as lágrimas e amadurecer os aprendizados.

Muita gente perdeu o emprego, se despediu de pessoas queridas de uma forma bem dolorosa, mudou de casa, estabeleceu novas rotinas e a tecnologia mostrou sua eficiência para conectar distâncias no período mais crítico da quarentena. Como sinal de esperança, a cada levantar de um novo dia e no meio de tantas adversidades, redescobrimos valores e entre eles a solidariedade, o cuidado com a natureza, a privacidade e apreciação do tempo.

Retrospectiva em 5 lições e o que levamos adiante

Faltando apenas algumas semanas para virar a página e ganhar 365 novas oportunidades em 2021, listamos uma retrospectiva em 5 lições de que o ano de 2020 não foi perdido e que podemos sim ressignificar os nossos hábitos e rotinas para sermos a nossa melhor versão.

 

Focar nas coisas boas o ano inteiro

Diante de tanta ansiedade e incertezas pairando desde março, investir em meditação foi a melhor maneira de focar as energias em boas palavras, pensamentos e ações para si e para o próximo. Cuidar da saúde física e mental é um exercício a longo prazo onde todos só têm a ganhar e por isso estamos sempre recomendando essa prática e até já explicamos como a meditação ajuda.

Fazer novas atividades, veja novos lugares

Os talentos descobertos para gastronomia, artesanato, pintura e outros devem permanecer em construção. Tudo que favoreceu o nosso estimulo cerebral para uma recompensa ou sensação de bem-estar deve permanecer. Faça visitas rápidas e se permita conhecer, ainda que de carro vá a  novos lugares.

Otimização do tempo e apreciar detalhes

O tempo foi um presente precioso para o trabalho, para a família e por isso devemos manter a otimização dele constante. Algumas empresas que estão trabalhando em formato híbrido (2 vezes na semana no modelo home office) e com isso dá para aproveitar pequenos momentos em casa, day use em hotel ou até mesmo viagens mais rápidas para desconectar e apreciar novas paisagens.

Pequenas atitudes geram grandes impactos

Valorizar cada vez mais pequenas atitudes geram impactos gigantescos. Ajudar aos que mais precisaram no momento em que todos precisavam estar em casa, fez com que uma cadeia inteira se reinventasse, como foi o caso das pescadoras da Vila Palatéia que passaram a fabricar máscaras para os hotéis na Barra de São Miguel e dessa forma mantiveram uma renda no momento que o turismo não poderia operacionalizar.

Celebrar os momentos especiais

Não deixe passar em branco aniversários ou qualquer outra celebração de amor ou vida! Escolher estar cercado de pessoas que amamos, mesmo de maneira intimista,  faz bem para quem recebe, assim como para quem dá o amor. Da maneira que for, celebre.

A adaptação à nova realidade é algo que está sendo construído diariamente, mas o principal disso tudo é retirar uma visão boa de que devemos exercitar o cuidado e pensar de forma coletiva, criativa  e principalmente gentil. Que em 2021 essa retrospectiva em 5 lições possa ser um exercício diário.