Os pratos típicos de uma região são oportunidades de se conectar com o destino. E já que viajar é expandir os horizontes, por que não provar as iguarias da região visitada?

Diversos locais do nordeste brasileiro têm muitos sabores e sempre estamos enaltecendo os de Alagoas, através das delícias servidas em nosso hotel e também na Barra de São Miguel.

Nesse clima de delícias e sabores, separamos 3 pratos que valem muito a pena experimentar na sua próxima visita ao Gungaporanga.

Pratos típicos para provar e não se arrepender

Por ser composto predominantemente por litoral, muitas pessoas acreditam que em Alagoas toda a gastronomia gira em torno dos frutos do mar. Mas vale destacar que os sabores são comuns em qualquer estado brasileiro é vão além do mar e chegam até o sertão. Partiu conferir?

Carne de sol

Carne de vento ou carne do sertão também são nomes para esta iguaria. Carne bovina, curada e em alguns casos secas ao vento, mas nunca exposta ao sol.

Usada em diversos preparos, a proteína é a combinação perfeita entre macaxeira (aipim/ mandioca), cuscuz de milho, o típico prato “arrumadinho” (que leva feijão verde, vinagrete e farofa), purê de banana da terra e até mesmo queijo coalho.

Assim como toda proteína, este prato típico combina com uma série de alimentos e um bom vinho.

Cuscuz de Milho

De origem indígena, o cuscuz é unanimidade nos lares nordestinos e difícil é encontrar alguém que não goste.

Sem glúten, fonte de diversos nutrientes e promove a saciedade, o prato típico é saudável e requer atenção apenas na escolha dos acompanhamentos. Além de ser consumido em qualquer período do dia, do café da manhã ao jantar. Invista em fonte de proteína como ovo, carne seca (charque), carne do sol, peixes como atum e sardinha para sentir-se verdadeiramente num lar nordestino.

Moquecas

Cozido de peixes, o prato típico também tradicionalmente consumido nos estados do Pará e Espírito Santo, as moquecas do nordeste ganham um sabor a mais quando incorporada aos ingredientes de cada local, já que a base de ingredientes é a mesma para todo preparo.

Durante o preparo, é possível adicional crustáceos ou mariscos e deixar o sabor inesquecível.

Esperamos que você fique com água na boca para experimentar essas três pratos típicos do nordeste e leve para casa mais do que fotos de paisagens bonitas e lembranças do destino, mas também a memória gustativa dos deliciosos pratos servidos aqui.