Estar na Barra de São Miguel é a oportunidade de vivenciar o contato com a natureza em múltiplas formas. Céu, falésias e mar dividem as atenções com a Vila Palatéia, uma reserva de Mata Atlântica considerada o paraíso das ostras.

Próximo a Lagoa do Roteiro, o acesso ao local pode ser feito de barco ou de carro, pela estrada de barro que fica 5km após a entrada principal da Barra de São Miguel. As duas opções vão levar à vila de pescadores remanescentes quilombolas e indígenas que sobrevivem do cultivo e pesca na região.

Durante a visita à comunidade é possível conhecer a casa de cultura local, realizar trilhas (adulto e infantil), fazer um passeio de canoa artesanal até o cultivo de ostras e conhecer tudo sobre essa produção. São 748 hectares de mangue escondido em meio à mata Atlântica.

Passeio das Ostras - Alagoas

Foto: Márcio no Mundo

O passeio para o local inclui degustação e imersão total na rotina da comunidade. Provar ostra com um pouco de sal, limão e azeite é uma ótima pedida. Uma oportunidade de também conhecer a extração do sururu, patrimônio Imaterial de Alagoas, e o massunim, também conhecido como vôngole.

Na experiência, também vale conhecer a produção de mel e própolis vermelha, artigo patenteado e em estudo para uso medicional.

 

Em busca de visita guiada à Palatéia? Saiba mais em:

O passeio pode ser feito pelas empresas Aventura Ecobrasil (82 98807-6968) ou com a empresa Gato do Mato Expedições (82) 9992-6111. A aventura dura cerca de três horas e os preços variam entre R$ 140 e R$ 200.